Algodão vaselinado – como fazer?

Algodão vaselinado é uma das melhores iscas de fogo que você pode ter em seu kit de sobrevivência pois basta uma pequena faísca para que ele entre em combustão. Além disso, sua chama tem mais intensidade e dura mais do que um palito de fósforo comum.

Quais materiais necessito?

1- Vaselina (sólida ou liquida)

Vaselina sólida industrial

A vaselina pode ser a industrial tanto quanto a cosmética. A industrial é usada como lubrificante para diversos usos como passar fios por conduítes ou encaixar pneus em borracharia. Da mesma forma, a cosmética também tem diversos usos e, no geral, é usada como hidratante. Ambos os tipos servem para a isca.

2- Algodão

Bolas de algodão para algodão vaselinado
Bolas de algodão

Qualquer tipo e formato de algodão serve para a isca, mas algodão em formato de bola é mais indicado por manter-se mais concentrado.

Como proceder?

Não há segredo em fazer este tipo de isca. Basta misturar o algodão à vaselina. Uma dica é usar um par de luva de plástico para não sujar as mãos já que a vaselina tem uma textura pegajosa, difícil de tirar da pele. Se sujar, um detergente facilita a limpeza.

Após misturar o algodão à vaselina, guarde em um recipiente bem tampado como um tubete ou potinhos de remédio.

Potes de remédio ou tubetes são ótimos para guardar a isca

Como usar?

Qualquer faísca acende com facilidade uma isca de algodão vaselinado. Basta uma pederneira ou isqueiro velho para que ela entre facilmente em combustão.

Veja a seguir um vídeo mostrando a facilidade em se acender uma fogueira usando o algodão vaselinado!

Clique aqui para conhecer outras iscas de fogo, como o tecido carbonizado!

Sobrevivencialismo e preparaçãoPowered by Rock Convert

Queremos saber a sua opinião sobre o nosso conteúdo!