Ciclismo e suas modalidades

Pri no MTB (tipos de ciclismo).

Pedalar é uma das atividades mais prazerosas de se ter. Estando em cima de uma bicicleta, você pode sentir o frescor do vento, se deslocar de um lugar para outro e melhorar a resistência física e a saúde de um modo geral. Mas você já parou para pensar que existem várias modalidade de ciclismo? Vamos falar um pouco de cada modalidade e mostrar o quão versátil é o uso da bicicleta.

 

Ciclismo de Estrada

Sendo talvez a modalidade mais praticada, o ciclismo de estrada sempre atrai mais praticantes. Ela consiste em pedalar em estradas pavimentadas, geralmente por longos quilômetros, de forma recreativa, para treino ou competitiva. É a modalidade com as competições mais famosas e disputadas, como a Le Tour de France e Giro d’ Itália. São realizadas de forma individual ou por equipe, sendo as competições com objetivo de resistência (muitos km em um só dia, onde todos largam juntos) ou por tempo (onde cada atleta larga em um tempo diferente e ganha quem fizer o percurso em um tempo menor).

As bicicletas usadas para o ciclismo de estrada são as chamadas speed, que é caracterizada por serem muito leves e terem pneus ultra-finos, o que torna o deslocamento muito rápido e eficiente.

 

Ciclismo de Pista

É um tipo de ciclismo estritamente competitivo, advinda do ciclismo de estrada, onde os atletas vão para uma pista especial chamada velódromo, que tem geralmente 4 km de extensão e pode chegar a ter 42º de inclinação. Existem várias provas dentro da modalidade, como:

  • Velocidade: vence quem fizer o menor tempo;
  • Perseguição individual: também vence quem fizer o menor tempo;
  • Perseguição por equipe: finaliza quando uma equipe alcança a outra;
  • Keirin: vence o primeiro atleta a cruzar a linha de chegada;
  • Omnium: 6 provas em dois dias consecutivos (corrida de pontos, contrarrelógio, perseguição individual, volta lançada, eliminação, scratch) onde o vencedor será quem somar o melhor resultados de todas essas seis provas realizadas.

As bicicletas usadas nas competições tem que ser extremamente leves, para alcançarem alta velocidade e ter grande resistência. Utilizam apenas uma marcha, possuem a roda fixa e não tem freios, pois parar de forma repentina em uma prova de pista pode vir a causar graves acidentes.

 

Mountain Bike                                                   

Você quer se aventurar em meio a natureza em cima de uma bike? Se sim, esta é a modalidade indicada pra você. O mountain bike oferece um alto teor de adrenalina, por conta de manobras muitas vezes arriscadas em locais de tirar o fôlego. Dentro do MTB (sigla usada comumente para definir o mountain bike), existem sub-modalidades, cada qual com as suas características. Em cada uma delas deve-se usar uma bicicleta diferente, desde as mais robustas com pneus largos e ótimo sistema de amortecimento à outras mais simples, próprias para a realização de saltos e manobras.

As modalidades são as seguintes:

Cross-country

É o mais habitual dentro do MTB. É realizado em locais com muitas subidas e descidas, trilhas estreitas, muitas pedras e com alguns obstáculos naturais a serem transpostos. O cross-country é a modalidade utilizada dentro de competições oficiais, como as Olimpíadas.

Downhill

Consiste em percorrer um percurso somente com descidas íngremes em terrenos irregulares, com partes com grandes saltos. A velocidade que se atinge nesta modalidade e bem grande e isso somado com as descidas e o terreno, a torna uma sub-modalidade onde os atletas experimentam situações de alto risco.

BMX ou bicicross

É realizado em pistas de terra montadas com elevações consecutivas onde são feitas as corridas de competição. Ele também se subdivide entre Racing (corrida) e Free style (manobras).

Freeride

É uma variação do Downhill, se diferenciando por usar vários tipos de terreno e não somente descidas. A prática se dá em meio à natureza e até mesmo em centros urbanos, como em escadarias e obstáculos montados.

Trip Trail

Esta é a modalidade que tem tido um aumento no número de participantes, buscando cada vez mais a superação. Também conhecido como Maratona, tem objetivo transpor terrenos, muitas vezes, com alto nível de dificuldade, misturando o downhill com o cross-country. Trilhas, estradas e terrenos acidentados fazem parte desta modalidade, que é feita em grandes percursos, muitas vezes com duração de dois a três dias. Esta sub-modalidade testa a resistência, força e potência dos atletas.

 

Cicloturismo

Esta modalidade consiste em usar uma bicicleta para deslocar-se de um local para o outro, relativamente distante. É literalmente viajar de bicicleta. São muitas as pessoas que tem optado por ser cicloturista, pois é algo muito prazeroso, além da superação e poder conhecer lugares é incríveis durante a jornada.

No geral, as bicicletas usadas para o cicloturismo são bicicletas simples, de fácil manutenção mas que não tenha um peso muito elevado. Também é importante que se seja adaptada para colocar alforges ou local para amarração de sua bagagem.

A preparação para fazer de fato uma viagem de bicicleta é bem complexa, pois vários pontos têm que ser levados em conta. Algumas características que o cicloturismo têm que influenciam no seu planejamento:

Bagagem

Mesmo que uma pessoa tenha apoio de um carro em sua viagem, tem que ser levadas bagagens em sua bike. As mesmas devem ser distribuídas de forma correta para não atrapalhar o movimento de pedalar e não pesar mais um lado que o outro da bike. O interessante é que em qualquer lugar que se passe, muitos sabem que se trata de um cicloturista somente pela bagagem. Isso pode possibilitar uma maior interação com os locais que se solidarizam com a história e empreitada e acabam ajudando.

Tempo

Viajar de bike requer disponibilidade de tempo. Tem que se organizar bem para ver qual é o tempo que será gasto para visitar todas as localidades que você impôs na sua meta de viagem. Diretamente ligado a isso está a velocidade que será imposta para a viagem ser realizada.

Condicionamento Físico

Como toda modalidade de ciclismo, o cicloturismo requer algum condicionamento físico, principalmente para quem está querendo iniciar. Conforme vai pedalando, passando de viagens curtas para longas, o cicloturista vai adquirindo maior preparo físico e com isso muitos aumentam até mesmo suas metas, procurando lugares ainda mais distantes para ir.

Custo

Levando em consideração que a bicicleta é um veículo conhecido por poder ter baixo custo de aquisição e manutenção, se comparado com um carro, os custos podem ser baixos. Além disso, como ele pode carregar equipamento de camping, há uma economia com estadia.

Introspecção

Quando se está sendo levado a locais pelo seu próprio esforço físico e vontade, em ambientes mais desertos, é que você se encontra com você mesmo. Leva-se ao autoconhecimento e a aventura de encarar seus desafios internos, além de lugares bonitos e conhecer pessoas.

 

Ciclismo Urbano

Esta também é uma modalidade que tem ganhado cada vez mais adeptos. Percebe-se que o número de pessoas utilizando a bicicleta nos grandes centros urbanos tem aumentado, seja para qual fim for. Muitos a utilizam como:

  • Meio de transporte: para ir para ao trabalho e/ou estudo;
  • Para trabalhar: muitas cidades já possuem aplicativos onde ciclistas fazem entregas de vários produtos;
  • Lazer/recreação: ir passear sozinho, com a família ou os amigos;
  • Mudança de estilo de vida: buscando ter uma vida sem sedentarismo e melhorando a saúde no geral.

O número de ciclistas nas ruas poderia ser ainda maior se as cidades investissem em políticas publicas de infra estrutura, implantando ciclovias adequadas, o que ajudaria toda a mobilidade urbana. Outra coisa que precisa melhorar é com um maior respeito com o ciclista nas vias. Infelizmente são muitos os condutores de veículos automotores que não aceitam dividir as ruas com as bicicletas. É considerada também um meio de transporte e respeitar é o mínimo que se pode acontecer. Isso, claro, também tem que vir da parte de todos os ciclistas, conhecendo, respeitando e aderindo as regras de circulação.

Rei no MTB (tipos de ciclismo)

Gostaram de conhecer as modalidades do ciclismo? Se você gosta do mundo das bikes, não perca tempo e escolha qual/quais as modalidades que quer praticar e bom pedal!

Pedal e SaúdePowered by Rock Convert
Mentoria online de bike com Marconi RibeiroPowered by Rock Convert

Queremos saber a sua opinião sobre o nosso conteúdo!