Exercício de Campanha 1º BOEDMG

Curso Online - Caminho de Santiago de CompostelaPowered by Rock Convert

Exercício de Campanha 02/2017 – 1º BOEDMG

Curso de Manejo de Serpentes

A convite do nosso amigo Sargento Araújo, estivemos presentes, para conhecer e registrar sua Oficina de Manejo de Serpentes. Ela fez parte do Exercício de Campanha do Curso de Formação do 1º Batalhão de Bombeiros de Operações em Desastres. O curso tem a duração de 4 meses e o exercício de campanha é a conclusão do curso. Este exercício tem a duração de 3 dias de treinamento intensivo, onde, entre outros assuntos, os alunos aprendem: técnicas de orientação e navegação com bússola, atividade de cabo aéreo, noção de salvamento em altura e manejo de serpentes.

A Oficina de Manejo de Serpentes

Chegamos ao acampamento tarde da noite, no segundo dia de treinamento, onde os alunos do curso inegavelmente não tinham ideia do que ia acontecer. Após montar uma pequena estrutura o Sargento Araújo reuniu enfim a turma para começar as atividades. Com a maior parte da turma formada por mulheres, muitas decerto ficaram apreensivas ao participar da oficina. 

Normalmente os cursos e oficinas do Sargento apresentam, não apenas serpentes, como também outros animais peçonhentos. Desta vez, no entanto, foram apresentadas apenas as serpentes, pela proposta do curso. Jararacas (dentre elas uma urutu-cruzeiro), cascavéis, jiboia, sucuri e uma píton birmanesa albina foram demonstradas, bem como técnicas de contenção e manuseio. Todos se mostraram, sem dúvida, interessados nos animais. Enquanto alguns tinham receio de tocá-los, outros não viam a hora disso acontecer. Uma vez que o Sargento mostrou como é o contato com as serpentes e como é feita sua contenção, ele convidou algumas pessoas para fazer o mesmo. Todos foram muito bem nas atividades e muitos fizeram fotos com as serpentes não-peçonhentas.

Sobre o Curso

Todos os alunos do curso são voluntários, assim como os instrutores. Dessa maneira o Batalhão fornece um Curso de Bombeiro Profissional Civil gratuito para a comunidade. A intenção é preparar e levar conhecimento para que eles saibam se portar perante aos acidentes domésticos, que é uma das principais causas de morte no Brasil. Após a formação, estes voluntários poderão enfim ter a oportunidade de trabalhar em shoppings centers, eventos públicos e privados e até em empresas em que o Corpo de Bombeiros Militar exige a presença de um profissional da área. São abertas novas turmas de 4 em 4 meses, levando oportunidade para vários membros da comunidade. O batalhão é certificado pela Defesa Civil e reconhecida pela Associação Portuguesa dos Bombeiros Voluntários.

Para fechar o curso com chave de ouro, os voluntários fizeram, no terceiro dia, o caminho de volta de 20 km em marcha. Voltaram com as roupas sujas e com peso nas costas mas felizes, com o seu diploma suado e merecido. Suas comunidades ganharam defensores muito bem preparados.

 Contato

Quem tiver interesse em fazer o curso, segue abaixo as informações:

1º Batalhão de Bombeiros de Operações em Desastres de Minas Gerais

Telefone de contato: (31) 3161-5040 / 3627-3248.

Fotos por Reinaldo Figueiredo: www.fotografia.reinaldofigueiredo.com

Queremos saber a sua opinião sobre o nosso conteúdo!