Karina Haldrea- Mulheres Aventureiras e seus desafios

Powered by Rock Convert

Nos últimos tempos, as mulheres tem alcançado cada vez mais espaço na sociedade, bem como na carreira profissional, sendo empreendedoras, tendo cargos de destaque em grandes empresas, na política, como grandes cientistas no meio acadêmico, no meio esportivo,etc. Isso por ser advindo das discussões atuais sobre emponderamento feminino, que tem tomado a mdia, consolidando, ainda mais, o poder que uma mulher tem. A Maior parte dessas ações certamente têm sido positivas para a conquista das mulheres e, na prática das atividades e esportes de aventura, não é diferente.

Contudo, se comparado aos homens, somos minoria nas atividades outdoor. Assim sendo, quais seriam os possíveis motivos para tal fato? Falta de oportunidade, medo da exposição ao ambiente, falta de motivação e de respeito pelo fato de ser mulher? Pensando na quantidade de questionamentos acerca do universo feminino e também a fim de comemorar ao Mês da Mulher, tivemos a ideia de fazer uma entrevista guiada, com mulheres que são representantes em vários esportes e atividades outdoor, como hiking, trekking, montanhismo, escalada, canionismo e mountain bike.

Cada dia da semana vocês conhecerão uma mulher que, inegavelmente com muita garra e vontade, mostram que somos aventureiras e capazes de tudo!

Conheça afinal a mulher aventureira de hoje!

Karina Haldrea (Kaká)

Cachoeira dos Garcias- Aiuruoca-MG

Atividade de aventura: Trilha e amante de todos os esporte outdoor

Há quanto tempo iniciou: No mundo das trilhas tem 5 anos.

Redes Sociais:
Instagram: @karina.haldrea
Facebook: Karina Haldrea

Como iniciou nas trilhas?

Eu sempre tive contanto com a natureza desde de pequena pois minha família sempre teve um sítio na roça. Nas trilhas foi através de um primo (trilheiro) que me apresentou esse mundo de aventura e desde então nunca parei!

Quais são os seus maiores medos durante a prática?

Primeiro medo que tenho é o acidente, apesar que sempre penso que podem ser evitados quando você está por dentro do esporte a ser praticando e com equipamentos adequados. Segundo segurança, por ser mulher temos que ficar em alerta em todos os cantos.

Quais foram as principais experiências positivas e negativas ?

Negativa tive apenas no começo pois não encontrava alguns equipamentos que fosse adequados. O que eu mais aprecio como positivo nas trilhas foi o poder da mulherada em mostrar que a gente aguenta sim carregar uma mochila pesada, dormir em barraca, deixar o luxo de lado e enfrentar os perrengues. O que mostrou pras marcas que estava na hora de começar a ter equipamentos próprios para mulheres. Isso sem dúvida foi a melhor experiência.

Você já percebeu alguma diferença de tratamento por ser mulher ?

Várias vezes.

Se sim, como foi esse tratamento? Conte alguma situação que passou que lhe deixou constrangida, triste ou até mesmo nervosa.

Já fui assediada algumas vezes por guias de trekking. Um dos motivos que me fez fundar o Trip Pistache, onde comecei a guiar os passeios (até hoje varias pessoas acham estranho quando percebem que o Trip Pistache e de uma mulher e que eu guio a turma).

Você se sente segura como mulher praticando seja o hiking ou trekking?

Eu nunca fui de fazer trilha sozinha, então acho que isso me faz ter segurança na hora da atividade. E quando vou com algum grupo novo de trekking sempre procuro saber quem são as pessoas e se caso achar que não vou me sentir legal cancelo o passeio (sempre coloco minha segurança em primeiro lugar).

Qual foi a sua maior superação nas trilhas?

Ter o conhecimento para conseguir incentivar outras mulheres a fazer trilha. Pois quando comecei senti muita falta dessas informações.

Qual seria a sua dica para mulheres que querem começar a trilhar ?

VÃO! O mundo das trilhas é surpreendente, quando você começa é um vicio sem fim. Você vai encontrar pessoas que tem uma visão do mundo completamente diferente das que você está acostumada no serviço ou até mesmo na família. Você vai conhecer seus limites e medo e vai passar por eles. Vai aprender muito mais sobre você mesma!

Queremos saber a sua opinião sobre o nosso conteúdo!