Lixo na natureza: até quando?

Curso Online - Caminho de Santiago de CompostelaPowered by Rock Convert

Estar em um ambiente agradável, como em casa, onde tudo é fresco e sempre muito limpo, causa uma sensação de prazer inigualável e, certamente, todos prezam por essa limpeza. Mas qual é o problema de muitas pessoas que mantém esse hábito dentro de suas casas, ao chegarem a ambientes naturais, se transformam em pessoas má educadas e descartam o lixo na natureza e de forma inadequada, sem nenhum pudor?

Muitas são as instituições com a finalidade de proteger o patrimônio natural brasileiro, fazendo um amplo trabalho de educação ambiental. A criação de parques e unidades de conservação contudo esbarra na inconsequência humana, que tem como péssimo hábito jogar o lixo na natureza, provocando sérias ameaças contra a fauna, a flora e aos próprios seres humanos.

Lixo na natureza
Lixo na natureza

Lixo é todo e qualquer resíduo sólido, produzido por atividade humana. Esses resíduos podem causar mau cheiro, poluição visual, além de poluir a água, o solo e afetar a fauna. É comum que um animal, ao achar que se trata de um alimento, alimente-se desses materiais, causando danos muitas vezes irreversíveis a sua vida.

O processo de decomposição do lixo no ambiente é gradual e, não só a matéria orgânica como também a bruta estão vulneráveis a esse processo. O tempo dessa decomposição varia de acordo com as condições do ambiente e do tipo da composição do objeto, fruto do lixo.

Abaixo segue o tipo de lixo e o tempo de sua decomposição no ambiente.

LIXOTEMPO DE DECOMPOSIÇÃO
Cascas de frutasDe 1 a 3 meses
Papel03 a 06 meses
PanoDe 06 meses a 1 ano
Chiclete5 anos
Filtro de cigarroDe 5 a 10 anos
Tampa de garrafa15 anos
Madeira pintada15 anos
NylonMais de 30 anos
Sacos plásticosMais de 40 anos
Latas de conserva100 anos
Latas de alumínio200 anos
Plástico450 anos
Fralda descartável600 anos
Garrafas de vidroTempo indeterminado
PneuTempo indeterminado
Garrafas de plástico (pet)Tempo indeterminado
BorrachaTempo indeterminado

Para reverter esse processo de “adoecimento ambiental”, as atitudes humanas têm que enfim começar a tomar rumos diferentes. Deixar de lado o péssimo hábito de, ao ir passear em ambientes naturais, abandonar todo o lixo para trás é, em primeiro lugar, um dos pontos a serem mudados. Toda a alimentação que se levou e está em embalagens, gera lixo. Até mesmo os materiais orgânicos também ser levados embora junto com você! Deixar esses produtos pode gerar um desequilíbrio no tipo de vegetação originária do local, assim como animais que podem se alimentar e a partir disso, apresentar problemas.

Uma atitude a fim de melhorar a situação do lixo jogado na natureza seria, ao visitar esses ambientes, levar algumas sacolas e fazer a coleta desse lixo. Isso que é algo que sempre fazemos em nossos passeios, como mostrado no vídeo a seguir.

Se você se importa com o futuro do nosso planeta, jogue o lixo no seu devido lugar: no lixo!

O vídeo abaixo mostra a despreocupação que muitos praticantes de atividades outdoor tem com relação a natureza, descartando o seu lixo e, portanto, afetando a sua beleza natural.

Queremos saber a sua opinião sobre o nosso conteúdo!