Trilha Mirante do Bem no Parna Cipó

Curso Online - Caminho de Santiago de CompostelaPowered by Rock Convert

A maioria dos finais de semana são onde todos reúnem seus familiares, amigos, resolvem tirar um tempo pra descansar, conhecer novos lugares e também, ir a alguns que já visitou. Para quem gosta de atividades na natureza e não tem tanto tempo disponível, visitar lugares mais próximos e de fácil acesso pode ser uma ótima opção.

Próximo a Belo Horizonte tem um lugar que sempre vamos quando queremos ver essas paisagens e curtir um dia agradável, e este lugar é o Parque Nacional da Serra do Cipó. Localizado a apenas 98 km de Belo Horizonte, sendo praticamente todo o caminho feito por asfalto (somente 4 km de estrada de terra), o parque possui uma diversidade incrível de fauna e flora e oferece muitos atrativos, cada qual com seu nível de dificuldade que inclui: a quantidade de quilômetros que se irá caminhar, o tipo de terreno: se é plano ou íngreme e se há a necessidade de atravessar cursos de água.

São várias as trilhas e lugares lindos para se visitar e a parte baixa do parque possui muitos trechos bem planos, podendo ser  percorridos à pé ou de bicicleta, o que facilita o acesso aos atrativos para quem estiver com o tempo curto para aproveitar. Como próximo do parque há um lugar onde se aluga cavalos para passeio, é comum vê-los por lá também. Um desses lugares que se pode visitar na parte baixa do parque é o  Mirante do Bem, que tem um percurso curto e fácil, distante somente 2,2 km da portaria Areias, a portaria principal.

A Trilha
Mirante do Bem ao longe
Mirante do Bem ao longe

A trilha é praticamente toda plana e muito fácil de percorrer, porém em sua maior parte, são poucas as árvores, o que torna a caminhada um pouco mais extenuante em dias muito quentes.

Mais para a parte final da trilha, o trecho fica bem íngreme e com algumas pedras soltas, mas como se trata de um trecho curto, o nível de dificuldade não é muito grande. Durante a subida, há dois pontos de parada na trilha: o primeiro é o deque “Toma Fôlego”, que faz jus ao nome, pois está praticamente pouco acima da metade da subida e vale a parada para descansar  e o segundo é o Piuti, já bem próximo do Mirante do Bem, que está 30 metros acima.

A chegada no Mirante do Bem é de impressionar, pelo visual lindo e amplo que se tem de lá, podendo avistar a parte baixa do parque, indo para os pontos mais visitados do parque: a cachoeira da Farofa e Cânion das Bandeirinhas e a entrada do Vale do Bocaina, onde estão as belas cachoeiras das Andorinhas, do Gavião e do Tombador.

Mirante do Bem
Vista a partir do Mirante do Bem

É  um lugar ideal para sentar e fazer um piquenique com a família e amigos, descansar, observar os pássaros, fotografar e admirar a paisagem. Por ser um local que venta muito, vale lembrar que logo que consumir o alimento, guarde de imediato a embalagem para evitar que o lixo seja levado pelo vento e polua um ambiente tão fantástico e que deve ser preservado.

Conheça o Mirante do Bem e tenha certeza de que não irá se arrepender!

Abaixo, veja o vídeo que fizemos que serviu de protótipo para o Entre Trilhas e Aventuras.

Queremos saber a sua opinião sobre o nosso conteúdo!