Repelente Natural

Powered by Rock Convert

Frequentemente o Brasil enfrenta grandes surtos de dengue, zika, chikungunya e outras doenças transmitidas por mosquitos, em especial o Aedes aegypt. Uma solução eficiente e que sempre carregamos conosco, seja nas aventuras no mato e também na cidade, é o repelente natural.

Ele é um produto muito controverso, pois todas as informações giram em torno da não confiabilidade em seus efeitos repelentes. Muitas pessoas não confiam em sua eficácia, porém, tanto nós quanto pessoas próximas utilizamos e atestamos a sua eficiência. Claro que a eficácia do repelente depende de vários fatores, como o tipo de pele e o excesso de suor.

Além de repelir insetos, uma de suas grandes vantagens é de não possuir nenhuma toxicidade, pois é feito somente com produtos naturais. Outro ponto positivo, é o baixo custo final para se confeccionar.

Ingredientes

500ml de álcool de cereais: pode ser usado álcool comum mas o de cereais é mais indicado para a pele.

50 gramas de cravo da Índia.

100 ml de óleo mineiral: pode usar qualquer outro óleo corporal, mas quanto mais inodoro, melhor. Pode ser acrescentado algum outro óleo repelente como o óleo de andiroba para ampliar ainda mais a eficácia do produto.

Ingredientes para o repelente natural
Ingredientes para o repelente natural

Como fazer o repelente natural

Fazer o repelente caseiro é algo muito simples. Basta colocar as 50 gramas de cravo-da-índia ao 500ml de álcool de cereais e deixar em infusão por 5 dias. Lembre-se de agitar sempre a solução duas vezes ao dia. Não tem problema deixar um pouco mais que estes 5 dias . Passado este tempo, coe a solução descartando o cravo e usando somente o álcool restante.

Para coar, é interessante usar um tipo de coador bem fino para que não passe nenhum fragmento do cravo. Isso deve ser levado em consideração, principalmente se for usar o produto em alguma embalagem de spray, pois as partículas do cravo podem entupir a saída por onde passa o líquido.

Após este passo, você irá adicionar os 100 ml de óleo mineral aos 500ml de álcool. Você terá 600ml de repelente caseiro!

Para guardar a solução final, coloque todo o conteúdo da mistura em um recipiente que comporte os 600 ml. Caso queira usar em trilhas, para não ter que carregar todo este volume, coloque a quantidade aproximada do que irá usar em outro recipiente. Embalagens de 50 a 100 ml são ideais pois, terão pouco volume e peso para a sua mochila.

SEMPRE que for aplicar o repelente, lembre-se de agitar para misturar todo o conteúdo, pois a densidade do álcool e do óleo são diferentes e não se misturam sozinhos.

Qual a sua experiência com o repelente caseiro? Deixe aí nos comentários!

Queremos saber a sua opinião sobre o nosso conteúdo!